CIRCULARES
26 de Março de 2024

Circular n.º 108/2024 - Chamada de artigos e reportagem fotográfica para a Revista Universidade e Sociedade – n.º 74.

Brasília(DF), 25 de março de 2024.

 

Às seções sindicais, secretarias regionais e ao(à)s diretore(a)s do ANDES-SN

 

Assunto: Chamada de artigos e reportagem fotográfica para a Revista Universidade e Sociedade – n.º 74.

 

Companheiro(a)s,

 

A Revista Universidade e Sociedade - US é uma publicação semestral, editada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN, cujo propósito é o de estimular a investigação e o debate de temas relacionados tanto às experiências no campo da pesquisa acadêmica quanto às experiências sindicais e sociais acerca de questões de relevância para as lutas empreendidas pelo(a)s docentes em busca de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, em âmbito nacional.

A diretoria do ANDES-SN deliberou que o tema central do número 74 da revista US será: “A urgência da luta antirracista nas Universidades, Institutos Federais e CEFETs”.

            Além da temática central, também são aceitos artigos sobre questões da educação superior brasileira tais como: estrutura das universidades, sistemas de ensino e aprendizagem, relação entre universidade e sociedade, condições de trabalho, questões de cultura, gênero, raça, classe, artes, ciência e tecnologia, apresentação de experiências de organização sindical de outros países, além de resenhas críticas de livros.

Os artigos enviados deverão obedecer à normatização (em anexo) e ser submetidos até o dia 30 de abril de 2024. Enfatizamos que os artigos devem ser encaminhados para o endereço eletrônico: andessp@andes.org.br.

A edição 74 da Revista Universidade e Sociedade - US incluirá, igualmente, uma reportagem fotográfica, abordando a mesma temática, cujo prazo para depósito se encerrará em 15 de abril de 2024. Para a reportagem fotográfica abre-se espaço a conteúdos relacionados às cotas raciais na educação, às políticas de reparação e ações afirmativas, às ações institucionais e sindicais de enfrentamento ao racismo nas universidades, institutos federais e CEFETs, à presença do povo negro nos espaços de representação coletiva, do movimento estudantil e sindical, às atividades acadêmicas e sindicais que destacam a história e a cultura afrodescendente, À presença dos diversos movimentos sociais de luta antirracista no interior das universidades, institutos federais e CEFETs.

O corpo editorial solicita o engajamento do(a)s jornalistas vinculados às seções sindicais, assim como, de todo(a)s o(a)s interessado(a)s que possam contribuir, para o envio de fotografias que integrem o acervo das respectivas seções sindicais e que se relacionem com o tópico temático em questão.

  Importante ressaltar alguns requisitos básicos para o envio:

• no máximo cinco fotos por seção sindical, com uma resolução mínima de 300 DPI e numeradas de 1 a 5;

• o nome do(a) autor(a) de cada foto;

• a seção sindical a qual pertence (se for o caso);

• a legenda da(s) foto(s) (pequeno texto salvo em formato Word, com numeração de 1 a 5, descrevendo o contexto, o local e a data em que ocorreu o registro).

 

O depósito das fotos numeradas de 1 a 5, juntamente com o texto da legenda, deverá ser feito no link:

https://drive.google.com/drive/folders/1bA6umCg9L1HQEZeOHy1ZZEAjUWfYRdyr?usp=sharing

 

Nesse link, cada seção sindical ou GT deverá abrir uma pasta com o seu nome e depositar as fotos numeradas e o arquivo com a legenda, até o dia 15 de abril de 2024.

Ressaltamos que é tarefa das seções sindicais dar ciência desse convite a todo(a)s o(a)s sindicalizado(a)s o mais breve possível. Sugerimos que, dentro das possibilidades, seja dada a mais ampla divulgação e que a circular seja distribuída pela rede de e-mails do(a)s sindicalizado(a)s, além de postada no sítio e nos informativos das seções sindicais.

Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

 

 

Prof.ª Annie Schmaltz Hsiou

3ª Secretária

25 de Março de 2024

Circular n.º 107/2024 - Convoca a reunião do Setor das IFES para o dia 10 de abril de 2024 e orienta rodadas de assembleias nas Seções Sindicais.

Brasília(DF), 25 de março de 2024.

 

 

 

Às Seções Sindicais, Secretarias Regionais e ao(à)s Diretore(a)s do ANDES-SN

 

 

Assunto: Convoca a reunião do Setor das IFES para o dia 10 de abril de 2024 e orienta rodadas de assembleias nas Seções Sindicais.

 

           

Companheiro(a)s,

 

Em complementação à Circular nº 106/2024, convocamos a reunião do setor das IFES para o dia 10 de abril de 2024, precedida de rodada de assembleias das seções sindicais, no período entre 26 de março e 9 de abril.

Solicitamos que as seções sindicais, conforme apontado na Circular 106/2024, pautem em suas assembleias:

  1. Deflagração da greve no dia 15 de abril.
  2. Criação dos comitês locais de mobilização onde ainda não foram criados.
  3. Construção de pautas locais.

Destacamos também a agenda de lutas aprovada para o próximo período, com o objetivo de mobilização e articulação das lutas do setor da educação:

  • Reforçar o dia 03/04 como Dia Nacional de Mobilização e Paralisação com foco em ações nos estados e locais de trabalho em articulação com os demais servidores públicos federais e que sejam realizadas ações de mobilização como universidade na rua, panfletagem, passagem nos departamentos etc.
  • Construir a jornada de lutas do FONASEFE de 16 a 18 de abril com atividades em Brasília, incluindo o dia 15 de abril para atividade preparatória interna do ANDES-SN em Brasília.

 

 

15/04 - Atividade preparatória do ANDES-SN

16/04 - Audiência Pública na Câmara Federal;

17/04 - Caravana e Marcha em Brasília dos servidores;

18/04 - Atividades setoriais - Perspectiva de construção de Ato no MEC com entidades da Educação. 

A reunião do setor das federais terá como pauta e proposta de programação:

10/04/2024 (quarta-feira – Auditório Marielle Franco, 2º andar, Sede do ANDES-SN)

 

9h – Abertura;

9h15 – Informes Nacionais;

9h30 – Informes das Seções;

11h – Discussão sobre as deliberações e indicativos vindos das assembleias de base sobre a deflagração da greve em 15 de abril, atividades dos comitês locais de mobilização, agenda de lutas e construção das pautas locais.

13h30 – Almoço;

15h – Encaminhamentos;

18h – Encerramento.

A confirmação de participantes, de até dois (duas) representantes por seção sindical, deve se dar até o dia 8 de abril às 20h por meio do seguinte formulário: https://forms.gle/bP6xMsxTnjQC7fgC8. Os informes das assembleias e das mobilizações, mesmo aquelas impossibilitadas de comparecer à referida Reunião do Setor, devem ser enviados até às 17h do dia 9 de abril, mediante preenchimento do formulário: https://forms.gle/U1QYwibAf89Kk4dw6.

 

Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

 

 

Prof.ª Annie Schmaltz Hsiou

3ª Secretária

25 de Março de 2024

Circular n.º 106/2024 - Calendário de Construção da Greve do ANDES-SN e do setor da Educação, no primeiro semestre de 2024, tendo como horizonte a construção de uma greve unificada no funcionalismo público federal.

Brasília(DF), 25 de março de 2024.

 

Às Seções Sindicais, Secretarias Regionais e ao(à)s Diretore(a)s do ANDES-SN

 

Assunto: Calendário de Construção da Greve do ANDES-SN e do setor da Educação, no primeiro semestre de 2024, tendo como horizonte a construção de uma greve unificada no funcionalismo público federal.

 

Companheiro(a)s,

 

Nosso 42º Congresso do ANDES-SN, realizado de 26 fevereiro a 1 de março de 2024, aprovou a construção da greve do ANDES-SN e do setor da Educação no primeiro semestre de 2024, tendo como horizonte a construção da greve do funcionalismo público.

A deliberação traz a marca do contexto que vivenciamos no último período: as nossas lutas em torno da Campanha Salarial 2024, articulada com a pauta pela nossa carreira na mesa com o governo e a pressão que temos feito para a abertura da mesa setorial da Educação com nossas demandas não-econômicas já protocoladas e sem quaisquer respostas até o momento.

Travamos a luta em unidade com o conjunto do funcionalismo público federal no âmbito do FONASEFE, importante espaço de articulação na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), cuja última reunião, ocorrida em 28 de fevereiro de 2024, nos mostrou, mais uma vez, o desrespeito do governo federal com o conjunto de servidore(a)s público(a)s, ao afirmar 0% de reajuste no ano de 2024, e 4,5% para 2025 e 4,5% em 2026 desconsiderando a inflação. O FONASEFE já protocolou uma solicitação para que o MGI chame a reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente ainda em abril exigindo uma resposta a nossa pauta.

A luta pela recomposição salarial soma-se à luta pela nossa carreira na esfera do setor da Educação, junto ao SINASEFE e à FASUBRA, entidades que já se encontram em greve: SINASEFE a partir de 3 de abril, e FASUBRA desde 11 de março - nosso(a)s companheiro(a)s técnico(a)-administrativo(a)s lutam também pela recomposição salarial, pelos respectivos planos de carreira e por melhores condições de trabalho.

Os impactos de todo este cenário são vivenciados em nossos locais de trabalho diariamente: o corte orçamentário fruto da política advinda do arcabouço fiscal, bem como a defasagem salarial e o desmantelamento de nossa carreira (aprofundada no ano de 2012), somam-se pautas locais que dialogam com um ponto e uma questão central: avançarmos na luta em articulação aos demais setores da Educação e construirmos a greve em 2024.

As Circulares do ANDES-SN n.º 067/2024 e n.º 074/2024 indicaram às seções sindicais a realização de rodadas de assembleias de 11 a 21 de março de 2024 e, com os acúmulos e deliberações no âmbito das seções trazidas em reunião do setor das federais em 22 de março de 2024, foram definidos nossos próximos passos.

A intensificação da mobilização passa pela construção junto aos demais setores da Educação e o reforço das agendas de luta em unidade. O calendário de construção da greve do ANDES-SN e do setor da Educação abarca:

  1. Rodada de assembleias - 26 de março a 9 de abril de 2024;
  2. Reunião do Setor das Federais - 10 de abril de 2024; 
  3. Indicativo para deflagração de greve - 15 de abril de 2024;
  4. Intensificação na produção de material do ANDES-SN e material unificado com as entidades da Educação sobre a greve e as pautas;
  5. Reforçar o dia 03/04 como Dia Nacional de Mobilização e Paralisação com foco em ações nos estados e locais de trabalho em articulação com o(a)s demais Servidore(a)s Público(a)s Federais e que sejam realizadas ações de mobilização como universidade na rua, panfletagem, passagem nos departamentos, etc.
  6. Construir a jornada de lutas do FONASEFE de 16 a 18 de abril com atividades em Brasília:

16/04/2024 – Audiência Pública na Câmara Federal;

17/04/2024 – Caravana e Marcha em Brasília do(a)s servidore(a)s;

18/04/2024 – Atividades setoriais - Perspectiva de construção de Ato no MEC com entidades da Educação. 

  1. Incorporar em nossa agenda de mobilização possíveis dias de luta que venham a ser construídos pelos comandos de greve da FASUBRA e SINASEFE. 
  2. Que os comitês locais ampliem a articulação com as demais categorias de trabalhadore(a)s e estudantes e criar comitês onde ainda não existe. 

 

 

Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

 

 

 

Prof.ª Annie Schmaltz Hsiou

3ª Secretária

22 de Março de 2024

Circular n.º 105/2024 - Envia nota da Diretoria Nacional do ANDES-SN em repúdio ao atentado político contra a militante de HIJOS, às demissões na Secretaria de Direitos Humanos e a não realização de ato oficial no dia 24 de março - Dia Nacional da Memória

Brasília (DF), 22 de março de 2024.

 

 

 

Às seções sindicais, secretarias regionais e ao(à)s diretore(a)s do ANDES-SN

 

 

Assunto: Envia nota da Diretoria Nacional do ANDES-SN em repúdio ao atentado político contra a militante de HIJOS, às demissões na Secretaria de Direitos Humanos e a não realização de ato oficial no dia 24 de março - Dia Nacional da Memória pela Verdade e Justiça na Argentina.

 

           

 

Companheiro(a)s,

 

Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota da diretoria do ANDES-SN de repúdio ao atentado político contra a militante de HIJOS, às demissões na Secretaria de Direitos Humanos e a não realização de ato oficial no dia 24 de março - dia Nacional da Memória pela Verdade e Justiça na Argentina.

Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

 

 

 

 

Prof.ª Francieli Rebelatto

Secretária-Geral

22 de Março de 2024

Circular nº 104/2024 - Divulga o edital de seleção de profissionais para as vagas de Secretário(a) do ANDES-SN e Auxiliar de Serviços Gerais.

Brasília (DF), 22 de março de 2024.

 

 

Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretor(a)es do ANDES-SN

 

Assunto: Divulga o edital de seleção de profissionais para as vagas de  Secretário(a) do ANDES-SN e Auxiliar de Serviços Gerais.

 

 

 

Companheiro(a)s,

 

 

Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, Edital de seleção de profissionais para as vagas de  Secretário(a) do ANDES-SN e Auxiliar de Serviços Gerais.

Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

 

 

 

 

Profª. Francieli Rebelatto

Secretária-Geral

 

21 de Março de 2024

Circular n.º 102/2024 - Reforça necessidade de submissão, pelas seções sindicais, do informe das deliberações a respeito da construção da greve do ANDES-SN e do setor da educação.

 

Brasília (DF), 21 de março de 2024.

 

 

 

 

Às seções sindicais, à(o)s diretora(e)s e secretarias regionais do ANDES-SN

 

 

Assunto: Reforça necessidade de submissão, pelas seções sindicais, do informe das deliberações a respeito da construção da greve do ANDES-SN e do setor da educação.

 

 

Companheira(o)s,

 

Em atenção às circulares de números 067/2024 e 074/2024, as quais tratam, respectivamente, da construção da Greve do ANDES-SN e do setor da educação e convoca a Reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior para o dia 22 de março de 2024, destacamos que é de suma importância que todas as seções sindicais que realizaram suas respectivas rodadas de assembleias e/ou mobilização, mesmo aquelas impossibilitadas de comparecer à referida Reunião do Setor, submetam o informe das deliberações a respeito da construção da greve, por meio do formulário disponibilizado no link constante na Circular nº 074/2024. O referido formulário encontra-se acessível por meio do seguinte endereço eletrônico: https://forms.gle/tddxskZDiufm9bZG8.

Salientamos que o preenchimento do informe por parte de todas as seções sindicais constitui um subsídio fundamental para uma compreensão abrangente do panorama da mobilização em todo o âmbito nacional. Além disso, tais informações contribuem significativamente para fortalecer a unidade e a eficácia de nossa luta coletiva.

Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

 

 

Prof.ª Francieli Rebelatto

Secretária-Geral

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences