CIRCULARES
28 de Junho de 2022

Circular nº 240/2022 - Encaminha nota da Diretoria do ANDES-SN em defesa das populações indígenas: solidariedade ao povo Guarani-Kaiowá.

Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota da Diretoria do ANDES-SN em defesa das populações indígenas: solidariedade ao povo Guarani-Kaiowá.

27 de Junho de 2022

Circular nº 239/2022 - Orienta quanto as atividades da Jornada de Lutas em julho.

Circular nº 239/2022                                                               

Brasília (DF), 27 de junho de 2022

 

Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretora(e)s do ANDES-SN

 

Companheiro(a)s,

 

O Setor das IFES reunido em 25 de junho para avaliar a deflagração da greve em 27/06 (Circular nº 227/2022), a partir do resultado majoritário das assembleias de base, concluiu pela não deflagração da greve. No entanto, avaliou a gravíssima conjuntura, com os ataques à Educação, sobretudo com os sucessivos cortes orçamentários, os quais indicam a inviabilização da continuidade de funcionamento de parte das IFES já no 2º semestre de 2022. É grande a probabilidade de implementação do REUNI Digital/Future-se com a retomada do ERE como alternativa à falta de recursos. Estamos com alto índice de evasão, falta de manutenção, precarização do acesso e permanência estudantil, entre outros. Em que pese à categoria docente não apresenta condições para deflagar a greve nesse momento (falamos aqui da disparidade de tempo do retorno presencial, do momento de elevação dos índices de infecção pela COVID 19 e, ainda politicamente o contexto de disputa eleitoral para a presidência da república), o enfrentamento a esses ataques exigirá a sua construção.

Assim, a reunião do setor aprovou a continuidade da mobilização em defesa da educação pública contra os ataques desferidos pelo governo federal. Para tanto, está chamando a realização de uma jornada de lutas em julho com uma agenda de lutas - os pontos estão detalhados no relatório da referida reunião e em outras circulares:

 

Jornada de Lutas em julho, articulada em conjunto com as outras categorias acadêmicas, deve incluir:

1) Solicitar audiências públicas com reitorias, debatendo o real impacto dos cortes do orçamento na IFES;

2) Cobrar das reitorias o quadro das IFES com impactos da Covid19, após o retorno presencial;

3) Ocupar as IFES com atividades/eventos locais que deem visibilidade à defesa do ensino presencial;

4) Intensificão de atos e/ou paralisações, tendo como base a pauta unificada da Educação Federal, protocolado no MEC em 14 de junho de 2022 (1 – pela revogação da EC95/2016; 2 – pela recomposição orçamentária das IFES tendo como referência pelo menos o ano de 2015; 3 – por condições seguras de retorno do trabalho presencial e contra o ensino remoto nas IFES; 4 – pela garantia de assistência e permanência estudantil; e 5 – pela reestruturação da carreira docente a partir de ampla negociação com a categoria, com vistas à recomposição salarial).

                                              

AGENDA DE LUTAS atualizada e aprovada ficou assim:

 

27 a 29/06 – Ocupa Campus (atividades locais) em defesa da educação pública e contra os cortes/contingenciamentos/bloqueios orçamentários.

 

04 a 07/07/2022 – Semana de Luta em Brasília pela recomposição dos orçamentos, pela reposição salarial, pela negociação coletiva e contra as privatizações.

 

04 e 05/07/2022 – Recepção do(a)s deputado(a)s nos aeroportos em Brasília e nos estados.

 

05/07/2022 – Semana de Luta em Brasília:

(Manhã) - recepção do(a)s deputado(a)s no aeroporto;

(Tarde) - mobilização em frente ao Anexo II da Câmara, contra as privatizações e pela recomposição dos orçamentos.

 

06/07/2022 (manhã) - Reunião com os parlamentares sobre os orçamentos (representantes das entidades).

 

06/07/2022 (manhã e tarde) - Vigília em frente ao Anexo II da Câmara e visita aos gabinetes dos parlamentares.

 

07/07/2022 – Vigília em frente ao MEC.

 

01 a 31/07/2022 – Intensificação da mobilização local contra os ataques sofridos pelas IFES para construção da greve.

 

15 a 17/07/2022 - 65º CONAD.

 

20/7 a 04/08/2022 - Rodada de AG para avaliação da mobilização entre 20/07 e 04/08/2022.

 

06/08 e 07/08 - Reunião do Setor - avaliação da mobilização e apreciação do plano de luta do setor das IFES (aprovado no 40º Congresso e atualizado pelo 65º CONAD).

 

Para tanto, conclamamos as Seções Sindicais a se empenharem na realização dos atos locais propostos e a participarem dos atos nacionais aprovados.

Sem mais para o momento, aproveitamos a oportunidade para renovar nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

 

 

 

 

Profª. Francieli Rebelatto

2ª Secretária

27 de Junho de 2022

Circular nº 238/2022 - Convoca a Convoca a CNM para o período de 4 a 8 de julho de 2022 - Brasília(DF)

Circular nº 238/2022                        
Brasília (DF), 27 de junho de 2022

Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretora(e)s do ANDES-SN
Assunto: Convoca a CNM para o período de 4  a 8 de julho  de 2022 – Brasília (DF)

Companheiro(a)s,

Considerando as mobilizações construídas em unidade com as entidades que compõem o FONASEFE e o FONACATE em torno da Campanha Unificada de 2022 sobre a recomposição salarial de 19,99%, a luta em defesa dos CEFET, Institutos e Universidades Federais, contra os cortes, bloqueios ou contingenciamentos orçamentários e por um reajuste justo para todos/todas o(a)s servidores e servidoras público(a)s federais em 2023, convocamos a Comissão Nacional de Mobilização (CNM) para o período de 4 a 8 de julho de 2022. Considerando o conteúdo dessa mobilização, a convocação é para as seções sindicais do Setor das IFES. As condições de participação são as seguintes:

1. As seções sindicais indicarão docentes sindicalizado(a)s (informar nome completo, telefone com DDD e e-mail) para compor a CNM por meio de correspondência eletrônica dirigida à Secretaria do ANDES-SN (secretaria@andes.org.br), até às 14h (horário de Brasília) do dia 29 de junho de 2022;
2. A CNM terá 3 (três) membros (1 por seção sindical) e, caso as indicações superem o número previsto, será composta obedecendo aos critérios aprovados no 32º CONGRESSO do ANDES-SN;
3. O deslocamento dos membros da CNM para Brasília deverá ocorrer prevendo a presença na sede do ANDES-SN na segunda-feira, 4 de julho, até às 15 horas e a saída, na sexta-feira, 8 de julho, depois das 12 horas;
4. As despesas de passagens, hospedagens e diárias dos membros da CNM serão cobertas pelo Fundo Único e seguirão os padrões aplicados à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN, combinados com os critérios aprovados no 32º CONGRESSO (Resolução em Anexo);
5. Os contatos para emissão de passagens e reservas de hospedagens deverão ser efetivados, única e exclusivamente, por e-mail para secretaria@andes.org.br.

Sem mais para o momento, aproveitamos a oportunidade para renovar nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.


Profª. Francieli Rebelatto
2ª Secretária 
 

24 de Junho de 2022

Circular nº 237/2022 - Orienta quanto as atividades: OCUPA CAMPUS de 27 a 29/06 e a Semana de Luta em Brasília(DF) de 4 a 7/7

Seguindo na luta em defesa dos CEFET, Institutos e Universidades Federais, contra os cortes, bloqueios ou contingenciamentos orçamentários e por um reajuste justo para todos/todas o(a)s servidores e servidoras público(a)s federais em 2023, na última reunião do setor das IFES, ocorrida em 11 de junho e tendo sido também  aprovada  no FONASEFE, segue  agenda de luta: ·               27 a 29/06 - Ocupa CEFET, institutos e universidades federais; ·               04 a 07/07 - Semana de luta em Brasília (DF). Conclamamos, portanto, as seções sindicais a se engajarem nesta agenda organizando o OCUPA CAMPUS, de 27 a 29 de junho, com atos locais para dialogar com a comunidade interna e externa das instituições de ensino, podendo contemplar, de acordo com cada realidade, rodas de conversa, assembleias, aulas públicas, panfletagem, atividades artístico-culturais, dentre outras. Já para o ato em Brasília, de 04 a 07 de julho, solicitamos que as SSind enviem delegações para participar da Semana de Luta em Brasília, que incluirá ações de pressão sobre parlamentares no aeroporto de Brasília, atos no Anexo II da Câmara e nos gabinetes dos parlamentares contra os cortes, bloqueios e contingenciamentos orçamentários e pela aprovação de uma LDO que contemple reajuste salarial para todo(a)s o(a)s SPF, prevista para ser apreciada no início de julho. Importante que as SSind informem à Secretaria do ANDES-SN: 1)  por E-mail, sobre a realização dos eventos do Ocupa Campus, divulgando cardlink de matérias nas redes sociais e/ou fotos/vídeos; e 2)  via preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado no link : https://forms.gle/PHi9RgqjbgA9cYKaA, os dados do(a)s componentes da delegação até o dia 1º de julho. É na luta que a gente se encontra! Fora Bolsonaro-Mourão!

24 de Junho de 2022

Circular nº 236/2022 - Encaminha o Consolidado do Tema III do 40º CONGRESSO do ANDES-SN, que foi remetido para a Plenária do Tema II do 65º CONAD, com os TRs não apreciados no CONGRESSO.

Encaminhamos o Consolidado do Tema III do 40º CONGRESSO do ANDES-SN, que foi remetido para a Plenária do Tema II do 65º CONAD, com os TRs não apreciados no CONGRESSO. Orientamos que, assim como o Caderno de Textos e seu Anexo, o referido material seja debatido nas AGs pelas respectivas delegações que participarão do 65º CONAD, sobretudo tendo em conta as possíveis alterações de delegações advindas das seções sindicais. Aproveitamos para informar que: - o referido consolidado não será debatido nos grupos mistos do 65º CONAD, tendo em vista ser fruto das discussões havidas no 40o Congresso do ANDES-SN, inclusive em seus grupos mistos; - o material será distribuído, como normalmente ocorrem nos Congressos e CONADs do ANDES-SN, antes da Plenária em que serão debatidos e votados. Deste modo, circularão em via impressa durante a Plenária do tema II do 65º CONAD, para facilitar o acompanhamento pelo(a)s participantes presentes.

23 de Junho de 2022

Circular nº 235/2022 - Informa as seções sindicais com até 200 sindicalizado(a)s que melhor atenderam aos critérios estabelecidos referentes à reunião do Setor das IFES, convocada para o dia 25 de junho, conforme Circular nº 227/22

Comunicamos que, de acordo com as respostas à Circular nº 229/22, recebidas pela Secretaria do Sindicato Nacional, e em conformidade com os critérios definidos no 38º Congresso do ANDES-SN, que deliberou sobre a participação de seções sindicais que tenham até duzento(a)s sindicalizado(a)s em suas bases nas reuniões dos setores das IFES e IEES/IMES, relacionamos, abaixo, as seções sindicais que melhor atenderam aos critérios estabelecidos referentes à reunião do Setor das IFES, convocada para o dia 25 de junho, conforme Circular nº 227/22:

 

Seção Sindical

Nome do(a) representante

SINDOIF

Claudio Enrique Fernández Rodríguez

SESUNIPAMPA

Rafael da Costa Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences