Brasília (DF), 17 de outubro de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e ao(à)s diretore(a)s do ANDES-SN
Assunto: Informa inscrições homologadas no processo seletivo para vaga de Coordenador(a) de Relações de Trabalho do ANDES-SN.
Prezado(a)s,
Encaminhamos, em anexo, relação de inscrições homologadas no processo seletivo para o cargo de Coordenador(a) de Relações de Trabalho do ANDES-SN, divulgado por meio da Circular 412/2024, de 25 de setembro de 2024. As inscrições foram encerradas no dia 15 de outubro, conforme cronograma de seleção.
A próxima etapa do processo será a realização da prova escrita, agendada para o dia 1º de novembro de 2024, às 9h, na sede do ANDES-SN, em Brasília. Ressaltamos que a participação na prova é obrigatória e eliminatória.
As candidatas aprovadas na prova serão convocadas para entrevistas, também de caratér eliminatório, que acontecerão na sede do ANDES-SN, no dia 2 de novembro, no período da tarde, conforme cronograma de horários a ser enviado às candidatas.
Expressamos, desde já, nosso agradecimento pela participação de todas no processo seletivo e desejamos boa sorte às candidatas.
Prof. Alexandre Galvão Carvalho
2º Secretário
Brasília (DF), 16 de outubro de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e às (aos) diretoras (es) do ANDES-SN
Assunto: Solicita às seções sindicais levantamento sobre a situação/funcionamento das Fundações de Apoio às Instituições Públicas de Ensino.
Companheiras (os),
Considerando a importância do GT Verbas e Fundações como instrumento de subsídio à Diretoria Nacional para mobilização das bases e dado os reiterados ataques ao conjunto da classe trabalhadora, faz-se necessário darmos encaminhamentos as atividades do referido GT.
Ressaltando que foi deliberado no 42º Congresso a fusão do GT Fundações com o GT Verbas e diante do avanço das Fundações na movimentação de valores orçamentários significativos no âmbito das Universidades, Institutos Federais e Cefets, faz-se necessário um debate qualificado sobre o impacto orçamentário destas fundações nas Instituições.
A ideia é fazer um levantamento sobre a existência e como operam tais fundações para subsidiar a luta contra o fortalecimento e ampliação de funcionamento daquelas fundações “ditas de apoio”, mas que atuam dentro de uma lógica mercadológica, distorcendo e precarizando a função social das Universidades Institutos Federais e Cefets.
As informações necessárias que necessitamos levantar são:
Sem mais para o momento, aproveitamos a oportunidade para renovar nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Alexandre Galvão Carvalho
2° Secretário
Brasília (DF), 16 de outubro de 2024.
Às seções sindicais, às secretarias regionais e à(o)s Diretora(e)s do ANDES-SN
Assunto: Informa sobre materiais do lançamento da campanha FUNPRESP: Garantia de incertezas.
Companheira(o)s,
O 67º CONAD, realizado em Belo Horizonte, após consistente debate da categoria, deliberou pela retomada da campanha pela não adesão ao Fundo de Pensão FUNPRESP, destinado à(ao)s servidora(e)s pública(o)s federais.
Diante disso, a Diretoria do ANDES-SN, por meio do Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA), organizou e lançou, no dia 12 de outubro, durante o 15º CONAD extraordinário, a campanha intitulada, FUNPRESP: garantia de incertezas. O objetivo da campanha é, por um lado, fortalecer a luta em defesa da aposentadoria integral, com paridade e pelo fim da contribuição previdenciária de aposentada(o)s e pensionistas, no contexto da luta pela revogação da contrarreforma da previdência. E, por outro lado, denunciar a incapacidade do Fundo de Pensão FUNPRESP de assegurar proteção futura, por meio de uma aposentadoria justa, capaz de atender às necessidades de seus participantes.
Para alcançar esse objetivo, é preciso o envolvimento de todas as seções sindicais na organização de debates locais, na disseminação de material e do conteúdo sobre a temática.
Assim, enviamos o link abaixo para acesso à arte do folder divulgado e às camisetas distribuídas no lançamento, para a reprodução pelas regionais do ANDES-SN. Recomendamos também a divulgação dos vídeos e todos os demais materiais que serão produzidos. A luta por uma aposentadoria justa, com integralidade e paridade é de toda(o)s nós!
Link com os materiais do lançamento da campanha FUNPRESP: https://is.gd/zCzB97.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof. Alexandre Galvão Carvalho
2° Secretário
Brasília, 16 de outubro de 2024.
Às seções sindicais, regionais e às (aos) diretoras (aos) do ANDES-SN
Assunto: Prorroga o prazo de inscrições para reunião do GTSSA que acontecerá em Brasília nos dias 9 e 10 de novembro de 2024.
Companheiras (os),
Em complementação às Circulares de nº 335/2024 e nº 401/2024, vimos informar que o prazo para indicações feitas pelas seções sindicais para participação na reunião do GTSSA, que acontecerá nos dias 9 e 10 de novembro de 2024, na sede do ANDES-SN, em Brasília (DF), foi prorrogado até o dia 30 de outubro de 2024, as quais podem ser feitas pelo formulário a seguir: https://forms.gle/4aXLgYxDg2MHqfcc7
Ressaltamos que as contribuições para o debate e os informes das seções sindicais, que integrarão o relatório final da reunião, deverão ser enviados, exclusivamente, por meio do formulário no link: https://forms.gle/Ybuz2XX1Jg1KM2rWA
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Alexandre Galvão Carvalho
2º Secretário
Brasília (DF), 16 de outubro de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e às(aos) diretoras(es) do ANDES-SN
Assunto: Prorroga o prazo de inscrições para a III Jornada de Assuntos de Aposentadoria.
Companheiras (os),
Em complementação às Circulares nº 331/2024 e nº 364/2024, as quais convoca e envia a programação da III Jornada de Assuntos de Aposentadoria, a ser realizada nos dias 7 e 8 de novembro de 2024, em Brasília, vimos informar que o prazo para confirmações de presença de representantes das seções sindicais foi prorrogado até o dia 30 de outubro de 2024 e pode ser feita pelo formulário a seguir: https://forms.gle/vy89P3MkyuqQGF5V7
Lembramos que a Jornada Nacional deve ser precedida de jornadas organizadas pelas seções sindicais com centralidade, mas seguintes temáticas: 1) balanço dos fundos complementares de aposentadoria das diversas esferas; 2) Fim da contribuição previdenciária de aposentadas (os) e pensionistas e; 3) Revogação da contrarreforma previdenciária. Assim, esperamos que haja uma boa mobilização e envolvimento das (os) filiadas (os), tanto nas atividades preparatórias, quanto na jornada em Brasília.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Alexandre Galvão Carvalho
2º Secretário
Brasília, 16 de outubro de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(os)s diretora(e)s do ANDES-SN
Assunto: Envia arte do cartaz e informações do Seminário Nacional 60 anos do Golpe de 1964: Memória, Verdade, Justiça e Reparação.
Companheira(o)s,
Em complemento à Circular n.º 261/2024, que “Informa a nova data do Seminário Nacional 60 anos do Golpe de 1964: Memória, Verdade, Justiça e Reparação”, que ocorrerá de 21 a 23 de novembro de 2024, na sala 102 da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, situada na Avenida Paulo Gama, nº 110, Bairro Farroupilha – Porto Alegre, enviamos a seguir a programação detalhada do seminário e, em anexo, a arte do cartaz.
Destacamos que não há limite de participantes por seção sindical e que o formulário pode ser preenchido mais de uma vez, caso seja necessário.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira, 21 de novembro de 2024
9h – Abertura;
10h às 12h – Oficina de compartilhamento de experiências e fomento de ações nas seções sindicais para criação de comissões da verdade e desomenagens a perpetradores de crimes, defensores e cúmplices da ditadura;
12h às 14h – Almoço;
14h às 16h30 – Mesa 1: "Memória, Verdade, Justiça e Reparação: ontem e hoje";
Coordenação – Cláudio Rezende Ribeiro - UFRJ e Comissão da Verdade do ANDES-SN;
Suzana Keniger Lisboa - Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos;
Gustavo Seferian – UFMG, Presidente do ANDES-SN e membro da sua Comissão da Verdade;
Lucas Pedretti – Rede pública de ensino básico do município de Maricá;
Milton Pinheiro – UNEB;
16h30 às 17h – Intervalo;
17h às 18h30 – Conferência “O sentido de classe do golpe de 1964 e da ditadura: um debate necessário, em tempos de neofascismo” – Demian Bezerra de Melo - UFF;
20h – Nei Lisboa – espetáculo musical – Teatro Túlio Piva.
Sexta-feira, 22 de novembro de 2024
9h às 11h30 – Mesa 2: "A luta por memória, verdade, justiça e reparação no Cone Sul da América Latina";
Coordenação - Ana Maria Estevão – UNIFESP e Comissão da Verdade do ANDES-SN;
María Alejandra Esponda – Facultad Latino-Americana de Ciencias Sociales, Argentina;
José Pedro Olivera - Associação de Ex-Presos e Presas do Uruguay;
Federico Tater – FEDAFAM, Paraguay;
11h30 – Exibição do vídeo documentário “Adufrgs e Andes: história de um golpe” –Andes/Ufrgs;
12h às 14h – Almoço;
14h às 16h30 – Mesa 3: "Responsabilidade empresarial com a ditadura";
Coordenação - Luiz Henrique Blume – UESC e Comissão da Verdade do ANDES-SN;
Alessandra Gasparotto – UFPEL;
Alejandra Esteves – UFF;
Jorge Souto Maior – USP;
16h30 às 17h – Intervalo;
17h às 19h30 – Mesa 4: "A ditadura e a repressão contra populações trabalhadoras, negras, periféricas, indígenas, quilombolas e LGBTI";
Coordenação: Raquel Dias – UECE;
Gilberto de Souza Marques – UFPA;
Elaine Bispo Paixão – Frente Estadual pelo Desencarceramento Bahia;
Renan Quinalha – UNIFESP;
20h - Programação complementar: atividade voltada aos professores de história do ensino fundamental e estudantes da Faculdade de Educação.
Sábado, 23 de novembro de 2024
9h às 11h – Ato-Homenagem: "Enrique Serra Padrós: memória, verdade, justiça e reparação";
Lilián Celiberti – Cotidiano Mujer, Uruguay e Articulação Feminista Marcosur;
Colegas e ex-alunos de Enrique Serra Padrós;
11h às 13h – Ato público Memória, Verdade, Justiça e Reparação e Luta Antirracista – participação “Bloco cuidado que já nos viram”, com o Mestre Edu Nascimento (Quilombo do Sopapo);
14h30 às 18h – Reunião GTHMDs e Comissão da Verdade na Faculdade de Educação.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações indicais e universitárias.
Prof. Alexandre Galvão Carvalho
2° Secretário