Circular nº 085/2023
Brasília (DF), 29 de março de 2023
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretora(e)s do ANDES-SN
Companheiro(a)s,
Em complementação à Circular nº 053/2023, que convocou as seções sindicais a participarem da 1ª Reunião conjunta do Pleno do GTHMD, do CEDOC e da Comissão da Verdade de 2023, combinada com o Seminário Nacional sobre a História do Movimento Docente com o tema Ditadura: reparação, memória e justiça, que ocorrerá na cidade de Campinas-SP, na UNICAMP, no auditório da Adunicamp, localizado no campus da UNICAMP, endereço: Av. Érico Veríssimo, 1479 - Cidade Universitária, Campinas - SP, 13083-851, com o apoio logístico da ADUNICAMP.
Encaminhamos, abaixo, a programação atualizada do evento:
Evento: Seminário do GTHMD e Comissão da Verdade
"Ditadura: reparação, memória e justiça"
Programação
31.03. (Sexta-feira)
17h00 - Credenciamento e distribuição de materiais;
17h30 – Café;
18h00 – Apresentação musical: Jade Violino;
18h00 – Mesa de abertura: coordenação do GTHMD, Secretaria Regional São Paulo do ANDES-SN, Adunicamp e entidades convidadas;
18h30 às 22h00 - Tema de abertura - Ditadura: reparação, memória e justiça, com os convidados e convidada:
Milton Pinheiro (Professor da UNEB, Historiador e 1º Vice-Presidente do ANDES-SN);
Ana Maria Estevão (Professora da Unesp/Unifesp e ex-presa política)
Sebastião Neto (Coordenador do IIEP Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas e do GT dos trabalhadores na Comissão Nacional da Verdade).
01.04. (Sábado)
8h30 – Café;
09h00 às 12h00 – Apresentação do Programa de História Oral do ANDES-SN e da Cartilha de boas práticas arquivísticas do ANDES-SN; E roda de conversa sobre as possibilidades de construção de programas de História Oral nas seções sindicais;
12h00 às 14h00 – Almoço no restaurante;
14h00 às 18h00 – Plenária de encaminhamentos:
1. Informes da Diretoria e das seções sindicais;
2. Encaminhamentos.
19h00 – Cineclube especial
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Profª. Francieli Rebelatto
2ª Secretária
Circular nº 084/2023
Brasília (DF), 28 de março de 2023
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretora(e)s do ANDES-SN
Companheiro(a)s,
A Comissão Organizadora do III Seminário Nacional Intercultural que ocorrerá nos dias 31 de março e 01 de abril de 2023, na ADUFPA, está planejando o evento visando assegurar autonomia para locomoção e participação a todo(a)s. Nesse sentido, solicitamos às seções sindicais que comuniquem por meio e-mail (secretaria@andes.org.br) até o dia 30 de março de 2023 (quinta-feira ), se algum(a) professor(a) da sua delegação é pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, com as seguintes informações:
Circular nº 083/2023
Brasília (DF), 28 de março de 2023.
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN
Companheiro(a)s,
Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota da Diretoria do ANDES-SN em solidariedade à Camila Lisboa, presidenta do Sindicato dos Metroviários de São Paulo.
Circular nº 082/2023
Brasília (DF), 27 de março de 2023.
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN
Companheiro(a)s,
Conforme deliberação do 41º Congresso do ANDES-SN e reunião do Setor das IFES, no dia 4 de abril, o Sindicato Nacional conclama a categoria para o Dia Nacional de Luta e Mobilização contra as Intervenções e pela Autonomia e Democracia nas Universidades, Institutos Federais e CEFETs, reforçando o chamamento para que as seções sindicais construam ações nos locais de trabalho em articulação com as demais categorias.
Ainda como parte do dia de lutas, realizaremos em Brasília (DF) o "II Encontro das Universidades sob intervenções". Nesse evento serão debatidos os enfrentamentos e a realidade das universidades sob intervenção e o fim da lista tríplice. Além da realização de diálogo com parlamentares e ato público.
Serão convidada(o)s, além das seções sindicais e secretarias regionais, as entidades da educação, SINASEFE, FASUBRA, UNE, FENET e também o Fórum de Reitores e Reitoras eleito(a)s não empossado(a)s por Bolsonaro.
Circular nº 081/2023
Brasília (DF), 24 de março de 2023.
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN
Companheiro(a)s,
Conforme indicado no relatório da Reunião do Setor das IFES realizada nos dias 04 e 05 de março de 2023 (Circular nº 049/2023), teremos uma agenda de lutas nos próximos dias que articulará a mobilização pelas pautas unificadas da educação e do serviço público, tais como: a ampliação dos orçamentos das instituições de ensino superior e o debate das intervenções e o fim da lista tríplice. Em unidade com o FONASEFE, continuaremos a luta pela pauta salarial 2024, o reconhecimento das perdas acumuladas e a instalação imediata da mesa setorial de negociação.
Nesse sentido, convocamos toda a categoria, para entre os dias 27 a 30 de março de 2023 construírem uma semana de mobilização nas bases, por meio de diversas atividades das seções sindicais (debates, panfletagens, assembleias, atividades culturais, etc.), destacando a discussão da recomposição orçamentária das universidades, institutos federais e CEFET, bem como articulando as demais pautas.
Reforçamos, ainda, que no dia 27 de março a Diretoria do ANDES-SN terá uma audiência com a Secretaria de Ensino Superior do MEC para tratar, em especial, das questões relativas à s intervenções nas universidades federais.
Circular nº 080/2023
Brasília (DF), 22 de março de 2023.
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN
Companheiro(a)s,
Em complementação à Circular nº 053/2023, reforçamos a convocatória para a 1ª Reunião conjunta do GTHMD, Comissão da Verdade e CEDOC de 2023, para dar continuidade ao seminário de História do Movimento Docente e organizar a luta neste início de ano.
Ainda, divulgamos a programação completa das atividades, sendo:
31.03. (Sexta-feira)
18:00 – Mesa de abertura: coordenação do GTHMD, Secretaria Regional São Paulo do ANDES-SN, Adunicamp e entidades convidadas.
18:30 – 22:00 - Tema de abertura - Ditadura: reparação, memória e justiça.
Ana Maria Estevão – é professora livre docente aposentada da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ao iniciar o curso de Serviço Social em 1969, aproximou-se da Aliança Libertadora Nacional (ALN). Durante a ditadura militar-empresarial brasileira, foi presa e, em 1974, foi exilada em Paris.
Milton Pinheiro – é o 1º Vice-Presidente do ANDES-SN, cientista político, professor titular de História Política da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), editor da revista Novos Temas, autor e organizador de vários livros.
Sebastião Neto – é coordenador do IIEP, secretário-executivo do GT 13, GT do(a)s trabalhadore(a)s na Comissão Nacional da Verdade e militante da Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo.
Coordenação: Luís Augusto Vieira (2º Vice-Presidente Regional Planalto do ANDES-SN).
01.04. (Sábado)
09:00 – 12:00 – Apresentação do Programa de História Oral do Andes e da Cartilha de boas práticas arquivísticas do ANDES-SN;
Coordenação: Luiz Blume (3º Secretário do ANDES-SN).
12:00 – 14:00 – Almoço
14:00 – 18:00 – Plenária de encaminhamentos:
1. Informes da Diretoria e das seções sindicais;
2. Encaminhamentos.