CIRCULARES
30 de Abril de 2024

Circular nº 167/2024 - Prorroga prazo para submissão de artigos para a Revista Universidade e Sociedade n.º 74.

Brasília (DF), 30 de abril de 2024.

 

 

Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretora(e)s do ANDES-SN

 

 

Assunto: Prorroga prazo para submissão de artigos para a Revista Universidade e Sociedade n.º 74.

 

 

Companheiro(a)s,

 

Em complemento à Circular n.º 108/24, que estabelece as diretrizes para submissão de artigos para a Revista Universidade e Sociedade nº 74, cujo enfoque central é "A urgência da luta antirracista nas Universidades, Institutos Federais e CEFETs", comunicamos que, devido ao feriado de 1º de maio, o prazo para submissão de contribuições foi PRORROGADO até o dia 6 de maio de 2024.

Aproveitamos para enviar nossas mais cordiais saudações sindicais e acadêmicas.

 

Francieli Rebelatto

Secretária-Geral

 

30 de Abril de 2024

Circular nº 166/2024 - Convoca reunião do Grupo de Trabalho de Política de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do ANDES-SN

Brasília (DF), 30 de abril de 2024.

 

 

Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretora(e)s do ANDES-SN

 

Assunto: Convoca reunião do Grupo de Trabalho de Política de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do ANDES-SN

 

Companheira(o)s,

 

A coordenação do Grupo de Trabalho de Política de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) convoca reunião, conforme detalhes a seguir:

Data: 8 e 9 de junho de 2024 (sábado e domingo);

Horário: Início: Sábado, às 14h30.  Término: Domingo, às 17h;

Local: Sede do ANDES-SN (Auditório Marielle Franco, 2º andar).

 

Pauta:

  1. Exposição sobre alienação parental;
  2. Atualização da cartilha de combate ao racismo;
  3. Deliberações do 42º Congresso do ANDES-SN;
  4. Campanha de combate ao racismo;
  5. Protocolo de combate ao assédio;
  6. XIII COPENE.               

 

Ressaltamos a necessidade da confirmação da participação da(o)s representantes, por meio do preenchimento do formulário disponível no link https://forms.gle/2wLqefERCv56EKJn7, até o dia 5 de junho de 2024 (quarta-feira).

 

 As seções sindicais que quiserem socializar os seus informes devem enviá-los até, às 18h, dia 5 de junho de 2024 (quarta-feira), exclusivamente por formulário disponível no link: https://forms.gle/vGKsk6731ENcQkdp9, para serem publicados junto ao relatório da reunião.

 

Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

 

 

Francieli Rebelatto

Secretária-Geral

30 de Abril de 2024

Circular nº165 /2024 - Solicita o envio de materiais/arquivos das seções sindicais relacionados à ditadura empresarial-militar no Brasil

Brasília (DF), 29 de abril de 2024.

 

 

 

Às seções sindicais, secretarias regionais e ao(à)s diretore(a)s do ANDES-SN

 

 

Assunto: Solicita o envio de materiais/arquivos das seções sindicais relacionados à ditadura empresarial-militar no Brasil.

 

 

Companheiro(a)s,

 

Após aprovação de resolução no 42º Congresso, o Centro de Documentação Osvaldo de Oliveira Maciel (CEDOC/ANDES-SN) irá criar um Memorial em homenagem às e aos docentes e todas e todos o(a)s exilado(a)s, preso(a)s, assassinado(a)s e desaparecido(a)s pelo regime ditatorial e às e aos vitimado(a)s pelas inúmeras formas de violência e repressão, com destaque às e aos docentes negro(a)s, indígenas, cigano(a)s, LGBTQIA+.

Dessa forma, o CEDOC irá abrir um espaço para que as seções sindicais do ANDES-SN possam enviar seus arquivos/materiais relacionados a essa temática. Podem ser enviadas fotografias, documentos, publicações, cartazes, depoimentos, vídeos.

Os materiais/arquivos deverão ser enviados até o dia 24/05/2024, através do link no google drive: <https://drive.google.com/drive/folders/1NDd6HfMwdDRp4lRMSif1MB56MCNrInQp?usp=sharing>. Orientamos às seções sindicais que, ao enviar os arquivos de sua seção, criem uma pasta com o nome de sua entidade e deposite o material nesta pasta. Todo o conteúdo recebido pelo ANDES-SN/CEDOC será avaliado para compor o espaço do referido memorial.

Ressaltamos, ainda, que as fotografias/documentos em pdf devem ter uma resolução mínima de 300 DPI, serem enumeradas e com legendas com os respectivos dados: o nome do(a) autor(a) de cada foto; legenda com pequeno texto salvo em formato word, com o contexto, o local e a data em que ocorreu o registro.

Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais  e universitárias.

 

 

 

 

Profa. Francieli Rebelatto

Secretária-Geral

 

29 de Abril de 2024

Circular nº 164/2024 - Envia nota de solidariedade e apoio da Diretoria do ANDES-SN às lutas do(a)s estudantes das universidades dos EUA contra o apartheid e o genocídio praticado pelo Estado de Israel.

Brasília(DF), 29 de abril de 2024.

 

 

Às seções sindicais, secretarias regionais e ao(à)s diretore(a)s do ANDES-SN.

 

 

Assunto: Envia nota de solidariedade e apoio da Diretoria do ANDES-SN às lutas do(a)s estudantes das universidades dos EUA contra o apartheid e o genocídio praticado pelo Estado de Israel.

 

 

Companheiro(a)s,

 

Encaminhamos, para conhecimento, nota de solidariedade e apoio da Diretoria do ANDES-SN às lutas do(a)s estudantes das universidades dos EUA contra o apartheid e o genocídio praticado pelo Estado de Israel.

 

 

Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

 

 

 

 

Profa. Francieli Rebelatto

Secretária-Geral

 

 

29 de Abril de 2024

Circular nº 163/2024 - Informa sobre o primeiro módulo do Curso de Formação Política e Sindical do ANDES-SN

Brasília (DF), 26 de abril de 2024.

 

Às seções sindicais, às secretarias regionais e ao(à)s diretore(a)s do ANDES-SN

 

Assunto: Informa sobre o primeiro módulo do Curso de Formação Política e Sindical do ANDES-SN.

 

Companheiro(a)s,

 

Em cumprimento à resolução aprovada no 42º Congresso do ANDES-SN, realizado no período de 26/02 a 01/03/2024, em Fortaleza (CE), que deliberou: “Que o GTPFS realize dois módulos do curso de formação política sobre ‘60 anos da ditadura empresarial-militar e movimento docente’, resgatando as organizações e o papel dos movimentos sociais, movimento negro, de mulheres, movimentos indígenas, e dos trabalhadores rurais sem terra como espaços de organização e aglutinação para a construção da cultura afro-brasileira, do feminismo no Brasil e de luta por trabalho, reforma agrária e educação popular”, sendo “O primeiro módulo, nacional, no primeiro semestre de 2024, a ocorrer preferencialmente entre os meses de maio e junho, será realizado em articulação com o GTHMD” e “O segundo módulo será realizado ao longo do segundo semestre de 2024, de maneira descentralizada e como parte da programação dos encontros das secretarias regionais do ANDES-SN”, o Grupo de Trabalho de Formação Política e Sindical (GTPFS) encaminha o seguinte:

  1. Aproveitar a realização do Seminário: "60 anos do Golpe de Estado de 1964 - Memória, Verdade, Justiça e Reparação", que ocorrerá no período de 13 a 15 de junho de 2024, em Porto Alegre (RS), que discutirá tema correlato ao que foi aprovado na resolução do GTPFS, para realizar atividade conjunta, dado o caráter formativo do Seminário;
  2. Incluir na pauta do Seminário (Circular nº 158/2024), em acordo com o GTHMD, duas mesas que tratam mais especificamente dos temas referidos na resolução do GTPFS, com as seguintes configurações:

 

Dia 14 de junho

14h às 16h30: “Responsabilidade empresarial com a ditadura”

17h às 19h30: “A ditadura e a repressão às populações trabalhadoras, negras, periféricas, indígenas, quilombolas, LGBTI+”.

 

Desse modo, o GTPFS cumprirá o item 7.1 da Resolução aprovada, que indica realizar o primeiro módulo, que seria nacional, no primeiro semestre, em articulação com o GTHMD.

Aproveitamos para reforçar o convite às seções sindicais para participarem do Seminário e do curso de formação sindical.

 

Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

 

 

Prof. Alexandre Galvão Carvalho

2º Secretário

 

26 de Abril de 2024

Circular nº 162/2024 - Informa sobre ação realizada pela Coordenação do Setor das Estaduais, Municipais e Distrital do ANDES-SN na Câmara do(a)s Deputado(a)s de denúncia da criminalização das greves das Universidades Estaduais do Ceará (UECE, URCA, UVA)

Brasília (DF), 26 de abril de 2024.

 

 

Às seções sindicais, secretarias regionais e ao(à)s diretore(a)s do ANDES-SN.

 

Assunto: Informa sobre ação realizada pela Coordenação do Setor das Estaduais, Municipais e Distrital do ANDES-SN na Câmara do(a)s Deputado(a)s de denúncia da criminalização das greves das Universidades Estaduais do Ceará (UECE, URCA, UVA)

 

Companheiro(a)s,

 

A Coordenação do Setor das Estaduais, Municipais e Distrital do ANDES-SN realizou uma ação na Câmara dos Deputados denunciando a criminalização das greves das Universidades Estaduais do Ceará (UECE, URCA, UVA) por parte do Governo do Estado do Ceará (PT) junto aos/às parlamentares da base do Partido dos Trabalhadores, mas também ampliando para os/as de outros partidos, como PSOL e PDT.

A ação, realizada nos dias 24 e 25 de abril e 2024, consistiu na entrega da Carta n.º 089/2024 (ANEXO I), da Diretoria do ANDES-SN, que fazia a denúncia da criminalização e, ao mesmo tempo, um apelo para uma mediação dos/as parlamentares federais na busca de um canal de diálogo de negociação com o Governo Elmano de Freitas (PT).

A professora Raquel Dias, 1ª Vice-Presidenta do ANDES-SN e professora da UECE, e os professores Alexandre Galvão, 2º Secretário do ANDES-SN, e Gisvaldo Oliveira, 3º Tesoureiro, ambos da Coordenação do Setor das IEES/IMES/IDES coordenaram essa ação nos dois dias acompanhada/os da Assessoria de Comunicação do Sindicato Nacional e da Assessoria Parlamentar do ANDES-SN no Congresso Nacional. Foram entregues 30 cartas e feitas conversas com parlamentares, os/as quais acenaram possibilidades de busca de mediação, assim como comprometeram-se em pautar o tema em reuniões de bancada ou comissões específicas.

Importante registrar que durante essa ação, realizada no dia 24 de abril, o governador Elmano de Freitas estava em Brasília para cumprir agenda juntamente com outros/as parlamentares do Partido, que contou com a presença da Presidenta da sigla, a Deputada Federal Gleisi Hoffmann (PT/PR), do ministro da Educação, Camilo Santana, do pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão, dentre outros, conforme notícia veiculada nos meios de comunicação.

A “CARTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN SOBRE A GREVE DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO CEARÁ (UECE, URCA, UVA) AO(À)S DEPUTADO(A)S FEDERAIS” está sendo enviada juntamente com esta circular (ANEXO II) e a Coordenação do Setor das IEES/IMES/IDES orienta que as seções sindicais possam replicar a mesma ação junto ao(à)s parlamentares de seus respectivos estados e municípios.

Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

 

 

Prof. Alexandre Galvão Carvalho

2ª Secretário

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences