Circular nº 166/19 - Envia o relatório da CNM do período de 22 a 26/4/19
Encaminhamos, para conhecimento, o Relatório da Comissão Nacional de Mobilização do ANDES-SN (CNM), do período de 22 a 26 de abril de 2019.
Em complementação à Circular nº 154/19, datada de 25 de abril de 2019, encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, a retificação das informações do Curso sobre “A Dívida dos Estados e a necessidade de Auditoria”, promovido pela Auditoria Cidadã da Dívida, o curso terá início no dia 4/6/19, com término previsto para o dia 24/8/19.
Para o dia 15 de maio está sendo organizada uma GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO. Inicialmente a data foi proposta para ser a data da greve geral, mas as centrais sindicais não tiveram acordo e a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), deliberou como um dia nacional de greve da educação.
Avaliamos ser de extrema importância a adesão da base do ANDES-SN ao dia 15 de maio, primeiro por conta de todos os ataques que estamos sofrendo nas universidades, Institutos Federais e CEFET e segundo como estratégia de ampliar a mobilização para a construção da greve geral contra a reforma da previdência que está prevista para 14 de junho, a depender da posição das centrais sindicais.
Nesse sentido, para permitir que haja tempo hábil para as seções sindicais construírem a mobilização nas bases, indicamos o seguinte calendário:
- 1º de maio – Dia Nacional unificado de luta do(a)s trabalhadore(a)s nos estados;
- De 02 até 13 de maio – Rodada de assembleia geral;
Pauta: Greve Nacional da Educação dia 15 de maio
- Dias 04 e 05 de maio – Reunião conjunta dos setores das IEES/IMES e IFES- Brasília/DF;
- 08 e 09 de maio – Em defesa da Ciência e Tecnologia Pública – atividade em Brasília/DF;
- 15 de maio – Greve Nacional da Educação. Em defesa da Educação Pública e contra a Reforma da Previdência.
Estamos preparando materiais para a convocação dessas atividades e aproveitamos a oportunidade para encaminhar o Card do dia 15 de maio (Anexo 1). Lembramos que é importante colocar o “selo” lançado na semana passada nos materiais específicos das seções sindicais, tanto impressos quanto digitais.
Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota da Diretoria do ANDES-SN de repúdio às declarações do ministro da educação Abraham Weintraub sobre contingenciamento de verbas para UFBA, UNB e UFF.
Cumprindo deliberações do 38º Congresso do ANDES-SN, enviamos solicitação para que as Seções Sindicais respondam a presente circular.
Circular nº 161/19 - Atividades em brasílias nos dais 8 e 9 de maio
Os efeitos nefastos da Emenda Constitucional 95/2016 e da política privatista e de austeridade implementada pelo governo de extrema-direita estão se refletindo em duros cortes nos investimentos de ciência e tecnologia.
Como parte de nossas ações defendendo a “Liberdade de ensinar e aprender: por educação, ciência e tecnologia públicas”, preparamos um panfleto sobre os cortes de Ciência e Tecnologia (anexo). O folheto já contém o selo criado nesta semana e divulgado pela Circular nº 158/19.
Além disso, entendemos que, como parte de nossos esforços de fortalecer a luta pela atuação unitária com todas as entidades e os setores dispostos a lutar contra os ataques da extrema-direita, é de suma importância que as seções sindicais participem da mobilização nacional contra os cortes em Ciência e Tecnologia que está sendo articulada pela SBPC, nos dias 08 e 09 de maio de 2019, em Brasília.
A iniciativa chamada de #cienciaocupabrasilia é um espaço importante para apresentarmos nossa defesa da Ciência e Tecnologia públicas. Por isso, indicamos para as seções sindicais as seguintes iniciativas:
Solicitamos que as seções sindicais que forem participar das atividades em Brasília, nos dias 08 e 09 de maio, informem à secretaria do ANDES-SN para o e-mail: secretaria@andes.org.br, o nome de seus/suas representantes até o dia 07 de maio.