A Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior, por meio do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE), convoca o VI Seminário Nacional Estado e Educação que terá como tema “A contrarreforma da educação brasileira em tempos de pandemia”, a ser realizado nos dias 24 e 25 de setembro 2021, às 18h. Ainda considerando a situação imposta ao país pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e as diversas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de demais autoridades sanitárias, o seminário ocorrerá em plataforma on-line. Orientações gerais para a organização do Seminário Nacional Estado e Educação, nos dias 24 e 25 de setembro de 2021: • As seções sindicais devem informar os dados do(a)s seus(suas) representantes (até três por SSIND) até dia 22 de setembro de 2021, às 12h (meio dia), exclusivamente por meio do preenchimento do formulário disponível no link: https://forms.gle/rXyQgnDgPMrMrDPL9; • A reunião será realizada pela plataforma on-line do ANDES-SN. Todos os e-mails inscritos pelas seções sindicais receberão um link para acessar a plataforma. Na oportunidade segue anexa a programação do Seminário e o Card para conhecimento e ampla divulgação na base.
Convocamos reunião do Grupo de Trabalho de Política e Formação Sindical – GTPFS, conforme o que se segue:
Data: 16 de setembro de 2021 (quinta-feira)
Início: 14 h do dia 16 de setembro
Término: 18h do dia 16 de setembro
Pauta:
1. Informes Nacionais;
2. Informes das Seções Sindicais: deverão ser enviados para a secretaria do ANDES-SN até às 14h do dia 15 de setembro para constarem no relatório (não abriremos para informes na reunião);
3. Conjuntura;
4. 40o Congresso do ANDES-SN.
Ainda considerando a situação imposta ao país pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e as diversas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de demais autoridades sanitárias, a reunião ocorrerá em plataforma on-line.
As seções sindicais que desejarem enviar informes deverão fazê-lo por escrito, em formato Word, até o dia 15 de setembro (quarta-feira), às 14h, para o e-mail da Secretaria Nacional (secretaria@andes.org.br).
As seções sindicais deverão informar os dados de até dois (duas) representantes até o dia até o dia 15 de setembro (quarta-feira), às 14h, exclusivamente por meio do formulário: https://forms.gle/xXfGPDGnU1ZRWeDS9. Todos os e-mails inscritos pelas seções sindicais receberão um link para acessar a reunião.
Sem mais para o momento, aproveitamos a oportunidade para renovar nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, BOLETIM IMPRENSA semana de 6 a 10/09/2021, conforme segue:
Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota da Diretoria Nacional do ANDES-SN sobre as manifestações do 7 de setembro.
A Proposta de Emenda Constitucional 32 segue tramitando no Congresso. No dia 1º de setembro ocorreu a leitura e apresentação do texto substitutivo do relator dep. Arthur Maia (DEM) e na próxima semana, mais precisamente entre os dias 14 e 16 de setembro, deverá ocorrer a votação do texto pela Comissão Especial. É urgente intensificar nossa mobilização para barrar essa proposta, que representa um ataque direto ao serviço público.
Para tanto, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE), que o ANDES-SN compõe, conjuntamente com as centrais sindicais, estão organizando uma Jornada de Lutas, entre os dias 14 e 17 de setembro, com atividades em Brasília contra a PEC 32. O FONASEFE congrega 26 entidades sindicais, que estão convocando as diversas categorias para incorporar e fortalecer a luta contra mais este ataque. Caravanas de entidades sindicais de todo o país irão a Brasília para compor as ações da próxima semana, que poderá ser decisiva para o serviço público e para toda a classe trabalhadora.
A programação desta Jornada de Lutas contra a PEC 32 prevê:
- Dia 14, terça-feira:
Manhã - recepção e pressão de deputado(a)s no aeroporto pela manhã;
Tarde: passeata com concentração no Museu Nacional às 14h, em direção ao Anexo II da Câmara de Deputados.
- Dias 15 e 16: Pressão sobre os parlamentares nos gabinetes.
Para somar às mobilizações, convidamos as seções sindicais a enviar representações a Brasília na próxima semana. A sugestão é de chegada dia 13 e estadia até o dia 16, para compor todas as atividades.
As seções que forem enviar representantes podem indicar os nomes e contatos de seus/suas representantes, respondendo ao formulário disponível no link: https://forms.gle/YpS2YStZ3712JiaK6.
Na oportunidade encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, Cards de propaganda para fortalecer a Jornada de Lutas contra a PEC 32.
Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota da Diretoria Nacional do ANDES-SN contra a portaria que determina retorno presencial inseguro às aulas na Universidade Federal de Lavras-UFLA.