Em complementação à Circular nº 079/22, que publicou as normas para submissão de artigos para a Revista Universidade e Sociedade nº 70, cujo tema central será "Retorno presencial e pandemia: desafios do trabalho docente no contexto das transformações educacionais", informamos que o prazo para envio de contribuições foi PRORROGADO até o dia 16 de maio de 2022.
Na direção da construção da greve unificada dos servidores e das servidoras pública(o)s federais, o Setor das IFES do ANDES-SN, reunido presencialmente, em 22 de abril de 2022, em Brasília (DF), aprovou que as Seções Sindicais das IFES realizem rodada de assembleias, até 17 de maio, para apreciar e deliberar sobre o indicativo de deflagração de greve, em 23 de maio. Ato contínuo, os informes sobre as deliberações devem ser encaminhados para a Secretaria do Sindicato Nacional, através do preenchimento do formulário disponibilizado no link que segue: https://forms.gle/C17GBaTxW2yfgDREA , até às 18h de 17 de maio. Na sequência, em 18 de maio, será convocada Reunião do Setor das IFES, para apreciar o cenário consolidado a partir do resultado da rodada de assembleias.
Conforme deliberação do 40º Congresso do ANDES-SN e encaminhamentos da última reunião dos Setores das IFES, realizada em 22 de abril de 2022, o ANDES-SN realizará nos dias 11 e de 12 de maio de 2022, em Brasília (DF) o “Encontro das Universidades, Institutos Federais e CEFETs em luta contra as intervenções”. Nesse evento serão debatidos temas como o projeto histórico de universidade do ANDES-SN, aspectos políticos, jurídicos, impactos na gestão das instituições, lutas e resistências da nossa categoria. Além da realização de audiência pública e ato público. Além das nossas seções sindicais, serão convidadas as entidades da educação, como SINASEFE, FASUBRA, UNE, FENET e também o Fórum de Reitores e Reitoras eleito(a)s e não empossado(a)s por Bolsonaro.Em diálogos com as demais entidades da educação, estamos construindo um ato no dia 12 de maio de 2022 como parte da programação do encontro.Em breve, enviaremos informações detalhadas da programação, local e horário, mas desde já convidamos as seções sindicais do ANDES-SN a se mobilizarem para participar dessa agenda de lutas do nosso sindicato e refoçamos que o encontro será iniciado pela manhã, do dia 11 de maio.
Encaminhamos o relatório da reunião do Setor das IFES, realizada no dia 22de abril de 2022, no formato presencial, em Brasília (DF). Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Circular nº 144/2022 - Convoca a CNM para o período de 9 a 13 de maio de 2022 – Brasília (DF)
Circular nº 144/2022
Brasília (DF), 25 de abril de 2022
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretora(e)s do ANDES-SN
Assunto: Convoca a CNM para o período de 9 a 13 de maio de 2022 – Brasília (DF)
Companheiro(a)s,
Considerando o papel que o ANDES-SN vem desempenhando na construção e efetivação das mobilizações e construção da greve do SPF, pela recomposição salarial, revogação dos tetos dos gastos e pelo arquivamento da PEC 32, convocamos a Comissão Nacional de Mobilização (CNM) para o período de 9 a 13 de maio de 2022, para contribuição na vigília das entidades do FONASEFE em Brasília. Como o assunto diz respeito ao conjunto do sindicato, esta convocação é para as seções sindicais do Setor das IFES. As condições de participação são as seguintes:
1. As seções sindicais indicarão docentes sindicalizado(a)s (informar nome completo, telefone com DDD e e-mail) para compor a CNM por meio de correspondência eletrônica dirigida à Secretaria do ANDES-SN (secretaria@andes.org.br), até às 14h (horário de Brasília) do dia 2 de maio de 2022;
2. A CNM terá 3 (três) membros (1 por seção sindical) e, caso as indicações superem o número previsto, será composta obedecendo aos critérios aprovados no 32º CONGRESSO do ANDES-SN;
3. O deslocamento dos membros da CNM para Brasília deverá ocorrer prevendo a presença na sede do ANDES-SN na segunda-feira, 9 de maio, até às 15 horas e a saída, na sexta-feira, 13 de maio, depois das 12 horas;
4. As despesas de passagens, hospedagens e diárias dos membros da CNM serão cobertas pelo Fundo Único e seguirão os padrões aplicados à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN, combinados com os critérios aprovados no 32º CONGRESSO (Resolução em Anexo);
5. Os contatos para emissão de passagens e reservas de hospedagens deverão ser efetivados, única e exclusivamente, por e-mail para secretaria@andes.org.br.
Sem mais para o momento, aproveitamos a oportunidade para renovar nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Profª. Maria Regina de Ávila Moreira
Secretária-Geral
Circular nº 143/2022
Brasília (DF), 25 de abril de 2022
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretora(e)s do ANDES-SN
Companheiro(a)s,
Nesta semana de 25 a 29 de abril estamos realizando a Semana de Luta do Setor das IFES “Pela reposição salarial e em defesa da Educação Pública” com indicação de atividades nas universidades, Institutos e CEFETs, bem como, uma agenda complementar em Brasília em conjunto com o(a)s Servidore(a)s Público(a)s Federais no âmbito do FONASEFE. Com isso, em complementação ao que já foi encaminhado na semana anterior, enviamos a programação construída de forma unitária no Fonasefe:
A constar da Agenda:
25 a 27/04 -Vigília na frente do Ministério da Economia, Bloco P;
26/04 – 14h - Reunião com liderança da minoria na Câmara dos Deputados com um/uma representante de cada entidade do FONASEFE ;
27/04 – 14h – Ato em frente ao STF (Organização: FENAJUFE);
28/04 – Paralisação Nacional
Reunião com Governo (Solicitação enviada e horário a confirmar)
9h- Concentração no Bloco C para Marcha do(a)s Servidore(a)s Público(a)s.
10h - Saída da marcha do Bloco C para Bloco P – Agitação com pressão para a reunião com o governo.
16h às 18h – Panfletagem na Rodoviária do Plano Piloto.
18h às 19h30 – Ato político cultural em frente ao Museu Nacional com o(a)s artistas: Rapper GOG e a sambista Kika Ribeiro e ainda com projeções em defesa dos serviços públicos.
Com isso, orientamos às seções sindicais a construírem entre os dias 25 a 27 de abril atividades locais: assembleias da categoria, assembleias universitárias, faixações, rodas de conversa, entre outras atividades como ‘Universidade na Praça’ dialogando com a comunidade universitária e a sociedade sobre: nossas condições de trabalho, os impactos dos cortes orçamentários, a necessidade de resposição salarial e orçamentárias nas IES, a importância da assistência estudantil, o retorno presencial e as condições sanitárias, o impacto das intervenções nas universidades.
Já, no dia 28 de abril, dia de paralisação e mobilização, convocamos às seções sindicais para o ato nacional que acontecerá em Brasília em conjunto com o(a)s demais Servidore(a)s Público(a)s Federais e que culminará também em um ato político-cultural.
A fim de organizarmos o bloco do “ANDES-SN em luta pela reposição salarial”, solicitamos que as seções sindicais encaminhem informações sobre a participação em Brasília, até o dia 26 de abril (terça-feira) ao meio-dia pelo formulário acessível no link a seguir: https://forms.gle/7gJGK5F7csHo6V2W6 , constante da Circular nº 137/2022.
Segue em anexo materiais de agitação da nossa semana nacional de luta em complementação a materiais da semana anterior. Link para acesso: https://drive.google.com/drive/folders/1yLs1pOhSwDegy9PLfMZ-3d-NMIng_H9h?usp=sharing .
Sem mais para o momento, aproveitamos a oportunidade para renovar nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Profª. Maria Regina de Ávila Moreira
Secretária-Geral