O ANDES-SN orienta as seções sindicais a participarem das iniciativas e ações unitárias que ocorrerão nesta quarta-feira (8), contra a anistia a responsáveis pela tentativa de golpe em 8 de janeiro e outros atentados à democracia brasileira. Em nota, a diretoria do Sindicato Nacional lembra que, desde os primeiros avanços políticos e eleitorais da extrema direita, o ANDES-SN priorizou as lutas em defesa de direitos da classe trabalhadora, das liberdades democráticas e contra iniciativas golpistas.
“Durante o governo de extrema direita, organizamos e participamos de todas as iniciativas unitárias que buscavam derrotar o bolsonarismo. No último período, afirmamos e reafirmamos que é necessário avançar no processo de reorganização da classe trabalhadora para criarmos condições mais favoráveis para derrotar a extrema direita. Nossas análises de conjuntura e nossas resoluções expressam a compreensão de que a extrema direita só pode ser derrotada com organização política e com ações nas ruas”, ressalta a nota.
Após a tentativa de golpe, organizada em 8 de janeiro de 2023, o Sindicato Nacional defendeu a intensificação das lutas em defesa das liberdades democráticas. Durante o 42º Congresso, realizado em fevereiro de 2024, a categoria aprovou a resolução “Pela não anistia aos golpistas do 08/01/2023”.
“É importante divulgarmos nossa defesa da organização da classe trabalhadora para derrotar a extrema direita e avançarmos na luta para que não seja concedida qualquer anistia para golpista. Por isso, divulgamos materiais que preparamos no ano passado para contribuir na intervenção nos atos”, reforça a diretoria do ANDES-SN.
A Circular 003/2025 pode ser acessada AQUI.