O dossiê “Fim da Escala 6x1 e Redução da Jornada de Trabalho”, disponibilizou mais dois artigos que aprofundam o debate sobre a regulação da jornada de trabalho no Brasil e os desafios presentes na formulação de políticas públicas voltadas à proteção da classe trabalhadora.
O 18º artigo, “A PEC 8/2025 e a redução da jornada de trabalho: impactos e tensões no Direito do Trabalho”, assinado por Sidnei Machado, analisa a proposta de redução da jornada semanal para 36 horas, sem diminuição salarial, e o fim da escala 6x1. O autor avalia que a PEC 8 é um avanço importante, mas sua efetividade depende de enfrentar dilemas estruturais, como a tensão entre centralização e negociação, o descompasso entre a lei e a informalidade e o uso do discurso de modernização para flexibilizar direitos. Para Machado, a redução da jornada só será viável com negociação coletiva forte, mais fiscalização estatal e garantia dos direitos trabalhistas essenciais. Saiba mais aqui.
Já o 19º artigo, “Jornada de trabalho no Brasil e na França: uma análise comparativa”, de autoria de Lucas Reis da Silva, apresenta um panorama amplo sobre a regulamentação da duração do trabalho no Brasil e na França. O autor descreve as origens históricas das normas, os principais dispositivos legais que tratam da duração do trabalho, dos limites de horas extras, do adicional noturno, dos intervalos e do repouso semanal remunerado, articulando esses elementos com as transformações políticas e sociais recentes. Confira aqui.
Dossiê
Com o objetivo de ampliar o debate sobre o fim da escala 6x1 e a redução da jornada de trabalho, o Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) do Instituto de Economia da Unicamp, a Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho do Departamento de Sociologia da UnB e o site “Democracia e Mundo do Trabalho em Debate” organizaram um dossiê com artigos que abordam o tema sob diferentes perspectivas.
Segundo a chamada para artigos, divulgada em março deste ano, “o objetivo é estimular o debate e abrir espaço para novas visões e diferentes abordagens sobre essas questões. O propósito principal é construir argumentos que contribuam para reforçar a agenda do fim da escala 6×1 e da redução da jornada de trabalho sem redução de salários".
ANDES-SN na luta contra a jornada 6x1
A luta pelo fim da jornada 6x1 e pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários é uma das pautas centrais do Plebiscito Popular por Justiça Tributária, organizado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, em articulação com entidades dos movimentos sindical e social, entre elas o ANDES-SN. O plebiscito obteve mais de 2,1 milhões de votos.
Para fortalecer a divulgação de conteúdos relacionados ao plebiscito e ampliar o debate público sobre o tema, o Sindicato Nacional se soma às demais entidades e canais de comunicação que estão publicando os artigos do dossiê.
Confira aqui todos os artigos já publicados
Foto de Capa: Eline Luz/Imprensa ANDES-SN