Governador anunciou, na segunda (15), que vai conceder reajuste linear de apenas 5% para o funcionalismo paraibano. Fórum lançou nota de repúdio
O Fórum dos Servidores Estaduais da Paraíba cobra uma audiência com o secretário estadual da Administração, Tibério Limeira, e o governador João Azevêdo (PSB), para discutir a reposição salarial linear de 22%, para as servidoras e os servidores estaduais, ativos e aposentados, e o cumprimento da data-base em janeiro. Representantes das entidades do funcioalismo estadual entregaram, na última quarta-feira (10), no Centro Administrativo e na Granja Santana, em João Pessoa (PB), dois ofícios com a solicitação. A Associação de Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (Aduepb Seção Sindical do ANDES-SN) integra o Fórum e sua diretoria esteve presente no ato. O 2º vice-presidente da Regional Nordeste II do ANDES-SN, Josevaldo Cunha, também acompanhou a atividade.
O governador anunciou, na segunda-feira (15), no programa "Conversa com o Governador", que vai conceder reajuste linear de apenas 5% para as servidoras e os servidores efetivos ativos, inativos e pensionistas das administrações direta e indireta. Em nota, o Fórum dos Servidores Estaduais da Paraíba repudiou a proposta e a considerou "vexatória".
"O percentual de 5% demonstra a total insensibilidade do governo com a situação precária pela qual passa o conjunto dos servidores ativos e aposentados do Poder Executivo, os quais além de amargar os piores salários entre os estados do Brasil ainda precisam suportar a incoerência de uma administração que bate recordes de arrecadação mas não tem a sensibilidade de, ao menos propor a recuperação das perdas inflacionárias de sua gestão, as quais já chegam até a data atual, a mais de 20%", disse o Fórum.
O índice de reposição salarial foi calculado pelo Dieese e é referente às perdas salariais no período de 2018-2024, no governo de Azevêdo. Um levantamento realizado pelo Sindicato dos Fiscais de Renda da Paraíba (SindFisco) aponta que o governo estadual dispõe de recursos para reajustar os salários em 2024, já que entre 2022 e 2023 a Paraíba acumulou um incremento de R$ 1,2 bilhão (7,27%) de receitas próprias e transferências constitucionais.
No final de novembro de 2023, o Fórum dos Servidores apresentou a primeira solicitação ao governo da Paraíba para a retomada da mesa de negociação permanente e a implantação de mesas setoriais, mas até o momento o governo não apresentou nenhuma resposta.
Fonte: Aduepb SSind., com edição e acréscimo de informações do ANDES-SN. Fotos: Fórum dos Servidores Estaduais da Paraíba
Leia também
Aduepb SSind consegue aprovação de lei para garantir segurança jurídica para pagamento de auxílios