Docentes e estudantes da Uece são intimados pela PF por atos antifascistas em 2018

Publicado em 11 de Junho de 2021 às 18h07. Atualizado em 11 de Junho de 2021 às 18h10

Docentes e estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece) que foram intimados pela Polícia Federal (PF), nessa semana, a prestar depoimento sobre a participação em atos antifascistas realizados em 2018. De acordo com informações postadas em redes sociais, a acusação da Delegacia de Defesa Institucional da PF do Ceará inclui a gravação de aulas dos professores e a indicação de que um deles teria recebido financiamento de partido político para as aulas sobre fascismo.

A acusação contra três professores e uma professora da Uece, além de cinco universitários, já foi considerada pelo Ministério Público Federal (MPF) sem viabilidade. No entanto, o inquérito ainda não foi arquivado e a PF segue na perseguição contra a liberdade de expressão.

“Contra o obscurantismo que tem se entranhado nas instituições brasileiras, defendemos a importância da postura antifascista, em defesa da democracia, contra a violência do Estado, o autoritarismo, a militarização e o racismo. Reafirmamos todo nosso apoio político e jurídico para levar solidariedade aos colegas e estudantes que estão tendo seus direitos tolhidos”, afirmou o Sindicato dos Docentes da Uece (Sinduece Seção Sindical do ANDES-SN) em nota.

A Diretoria Nacional do ANDES-SN também divulgou nota nessa sexta-feira (11) para repudiar a perseguição da Polícia Federal a docentes e estudantes da Uece. “Mais uma vez o ódio à comunidade universitária leva a educação, a ciência e a universidade como espaços de debate e produção de conhecimento crítico a serem criminalizados pelo estado brasileiro. Diante do ocorrido, reiteramos nossa luta contra o obscurantismo e as perseguições que tem se entranhado em nossas instituições brasileiras de ensino superior na defesa da democracia, contra a violência do Estado e o autoritarismo”, afirma a diretoria do Sindicato Nacional, que conclama toda a categoria a denunciar a ação de perseguição política da Polícia Federal no Ceará.

Confira aqui a íntegra da nota do ANDES-SN

* com informações do Sinduece SSind.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences