NOTA DE SOLIDARIEDADE DA DIRETORIA DO ANDES-SN À ASDUERJ – ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – SEÇÃO SINDICAL DO ANDES-SN, DIANTE DOS ATAQUES ANTISSINDICAIS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA UERJ.

NOTA DE SOLIDARIEDADE DA DIRETORIA DO ANDES-SN À ASDUERJ – ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – SEÇÃO SINDICAL DO ANDES-SN, DIANTE DOS ATAQUES ANTISSINDICAIS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA UERJ.

Publicado em 10 de Setembro de 2024 às 18h56

            A Associação de Docentes da Universidade do Estado do Rio Janeiro – ASDUERJ – Seção Sindical do ANDES-SN foi criada no dia 7 de maio de 1979, como Associação dos Professores da UERJ (APUERJ), sob os auspícios da ditadura-militar e no auge da luta pela redemocratização. Depois, se transformou em Associação de Docentes da UERJ – ASDUER, no II Congresso Extraordinário do ANDES-SN, realizado de 25 a 27 de novembro de 1988.

            A ASDUERJ, como seção sindical do ANDES – Sindicato Nacional, ao longo da sua história, tem se construído como uma entidade que se organiza pela base nos locais de trabalho, com todas as decisões deliberadas pela base; com autonomia financeira, política, patrimonial e administrativa, sendo autônoma em relação a partidos políticos e independente aos governos e reitorias.

            Mais recentemente, a ASDUERJ vem sofrendo ataques por parte da Administração Superior devido aos posicionamentos políticos assumidos pela Seção Sindical oriundos das deliberações de assembleias de base e que dizem respeito à revogação do Ato Executivo de Decisão Administrativa (Aeda) 38/2024, que impõe profundos cortes nas bolsas para estudantes em vulnerabilidade social e aumenta a burocracia para a comprovação de renda de um número significativo de estudantes.

            Após a divulgação dos cortes, a(o)s estudantes ocuparam a Reitoria da UERJ e permanecem em ocupação até hoje e, por isso, também estão sofrendo com a criminalização de seu movimento e a Seção Sindical, por sua vez, está sofrendo ataques por apoiar a luta do(a)s estudantes e compreender que a defesa da permanência estudantil também é uma luta do movimento docente.

            O ANDES-SN se solidariza com a ASDUERJ diante dos ataques que vem sofrendo e que fere de morte a autonomia e independência política como entidade representativa do(a)s docentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, por meio do incentivo à desfiliação à seção sindical em um momento de profundas crises do movimento sindical e de baixas taxas de sindicalização e de ascenso da extrema direita. Esse tipo de ataque caracteriza uma prática antissindical da Administração Superior e seus e suas aliado(a)s.

Lutar não é crime!

Pelo direito de livre organização e liberdade de expressão e pensamento!

Em defesa da democracia!

Em defesa da ASDUERJ – Seção Sindical do ANDES-SN!

 

 

Brasília (DF), 10 de setembro de 2024.

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences