Estamos no mês do 8M, no mês que o movimento de mulheres e feminista tem maior visibilidade, e o ANDES-SN participa e constrói essa importante agenda. Nesse contexto, diversas universidades públicas divulgam as ações acadêmicas e as produções de suas professoras e pesquisadoras. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) de forma acertada publicou em suas redes diversas postagens em comemoração ao 8 de março e uma das docentes destacadas foi Letícia Carolina Nascimento.
Nós, do ANDES-SN, repudiamos os crimes de ódio e os ataques sofridos na postagem da página da UFPI contra a professora Letícia Carolina Nascimento, mulher negra e travesti, que está sofrendo violência de gênero por ser quem é!
O ódio não vencerá! Nos solidarizamos com a professora Letícia Carolina Nascimento e com a comunidade da UFPI, pois a universidade pública reflete a diversidade do nosso povo, a nossa resistência e luta. Não recuaremos das conquistas de direitos que obtivemos, não toleraremos transfobia e nenhum crime de ódio. Estaremos ao lado dos movimentos sociais e da professora supracitada, enfrentando e combatendo os ataques.
A Professora Letícia Carolina Nascimento representa o que há de melhor e mais bonito na educação pública, a diversidade e a resistência do nosso povo contra todas as formas de opressão, contra o racismo, a transfobia, o machismo.
Transfóbicas(os) não passarão! Racistas não passarão!
Brasília, 12 de março de 2024.
Diretoria do ANDES - Sindicato Nacional