A diretoria do ANDES-SN vem externar a sua mais profunda solidariedade com o Professor Rafael Costa Santos, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), que foi covarde e absurdamente agredido pela Polícia Militar do Amapá durante os festejos do Carnaval em Oiapoque-AP.
Não bastasse a inadmissibilidade de qualquer agressão pela polícia a um cidadão, no caso, a situação se deu de forma ainda mais torpe: a suposta motivação para o gesto brutal foi o fato de o professor ter gritado "Viva Lula!" e isso ter sido tomado como uma "provocação" aos agentes de repressão do Estado.
A militarização da vida, dos territórios e até mesmo dos momentos de deleite e proveito da vida — como são as festas populares — deve ser objeto da nossa denúncia permanente, que tem nesse evento — que repudiamos com veemência — um de seus sintomas. O cerceamento às manifestações políticas constitui estruturalmente a funcionalidade das polícias, que urgem ser extintas, a recompormos os desenhos da segurança pública amparada em bases e interesses populares.
Toda solidariedade ao professor Rafael Costa Santos!
Desmilitarização das PMs, já!
Brasília (DF), 6 de março de 2025.
Diretoria do ANDES - Sindicato Nacional